domingo, 19 de março de 2017

Questionário com respostas da historia da educação física (parte I)



1) Na Escola, o aluno deve aprender que o homem não nasceu pulando, saltando, nem arremessando. Essas habilidades foram construídas em determinadas épocas históricas. Faça um resumo sobre estas épocas.



                               Na Pré-História havia a preocupação do desenvolvimento, da força bruta, sob o ponto de vista utilitário-guerreiro, sem idéia definida do ponto de vista moral.
              Na
Antiguidade
, os gregos,  mais evoluídos, visavam ao desenvolvimento físico e moral do homem. Nesse período, a educação física visava o aspecto somático, harmonia de formas, musculatura saliente, sem exagero, de onde surgiram os atletas de porte esbelto. É a fase anatômica da educação física. Já entre os romanos, que herdaram com a conquista da Grécia as atividades físicas dos gregos, em plena decadência, orientavam a educação física, objetivando o desenvolvimento das massas musculares. Poucos se dedicavam à cultura intelectual e muito menos a da moral.




2) Na Grécia Antiga quais os aspectos praticados na educação física. Explique-os?



              Bom se relacionando aos gregos e outros (povos) anteriores a 2000 A.C., pouco se sabia até o século passado, quando, em 1878, um comerciante cretense, Minos Kalokairinos, desenterrou estranhas antiguidades ao sul de Heraclião (antiga Creta).



              Pelos pictogramas e pinturas de cenas esportivas  encontradas, conclui-se que os cretenses praticavam diversos jogos (corrida a pé, saltos, touradas; danças, exercícios ginásticos; Pugilismo, Boxe, lutas e gladiadores; jogos de xadrez e caça).
              A
educação física
era praticada, como se pôde deduzir, sob os aspectos militar, esportivo, médico e rítmico.



Aspecto militar: Com este objetivo preparavam o exército para a guerra, sob o caráter guerreiro, em toda    sua amplitude, para desenvolver o sangue frio e a coragem, utilizando-se da luta de gladiadores entre homens, e entre homens e mulheres com os animais ferozes, tal qual foi mais tarde praticado em Roma, e com o mesmo fim, isto é, de alegrar a aristocracia debochada e sedenta de crueldade e prazer, e acostumar a ver matar.



  Aspecto esportivo: Desenvolvia, individual e coletivamente, as qualidades guerreiras;







3) Como se processa a educação física ao longo da historia?



              A educação física evolui à medida que se processa a evolução cultural dos povos.  Assim, a sua orientação no tempo e no espaço está em sintonia com os sistemas políticos, sociais, econômicos e científicos vigentes nas sociedades humanas.







4) Dentro os povos do oriente a educação física também mostrou sua participação e evolução na historia. Escreva sobre a história desses povos do oriente.



     Educação física na China: O povo chinês mantém as características da civilização mais primitivana Terra. Ninguém sabe da onde vieram e qual a sua raça.
          
Educação física no Japão
: A palavra Japão é uma corrupção do vocábulo malaio Japang ou  Japum que designa as ilhas; é uma tradução do termo Nippon que por sua vez é uma corruptela do nome chinês Jith-Pon ("lugar donde vem o sol").
              Educação física no Egito: Os egípcios, segundo se pode afirmar, 5000 a C., aparecem na história como uma civilização adiantada.

            
Educação física no Irã
: Denominava-se povos iranianos os elamitas (primitivos), os Medas e os Persas, que habitavam o vasto Planalto do Irã, continuação do Pamir, região que se estende do Mar Cáspio ao golfo pérsico e do Rio Tigre ao Indus; o primeiro de raça turanina, descendente dos Sumérios, os dois últimos de raça ariana.
                          Denominava-se povos mesopotâmicos os Sumerianos, os acadianos, amorreos (o Oeste) e elamitas, que habitavam a região compreendida entre os rios Tigres e Eufrates, chamada
Mesopotâmia
(entre rios), que, vindos das montanhas da Armênia.





Um comentário: