domingo, 26 de março de 2017

Questionário sobre a Historia da Educação Fisica (parte 1)



1)  Faça um resumo sobre a educação Física na pré historia e na antiguidade.
Na Pré-História havia a preocupação do desenvolvimento, da força bruta, sob o ponto de vista utilitário-guerreiro, sem idéia definida do ponto de vista moral.
Na
Antiguidade
, os gregos, entretanto, mais evoluídos, visavam ao desenvolvimento físico e moral do homem. Nesse período, a educação física visava o aspecto somático, harmonia de formas, musculatura saliente, sem exagero, de onde surgiram os atletas de porte esbelto. É a fase anatômica da educação física

2) Na Grécia Antiga vários os aspectos praticados na educação física. Fale sobre o aspecto militar e o esportivo.
Aspecto militar: Com este objetivo preparavam o exército para a guerra, sob o caráter guerreiro, em toda sua amplitude, para desenvolver o sangue frio e a coragem, utilizando-se da luta de gladiadores entre homens, e entre homens e mulheres com os animais ferozes, tal qual foi mais tarde praticado em Roma, e com o mesmo fim, isto é, de alegrar a aristocracia debochada e sedenta de crueldade e prazer, e acostumar a ver matar. Aspecto esportivo: Desenvolvia, individual e coletivamente, as qualidades guerreiras;

3) Como evolui a educação física ao longo da historia.
A educação física evolui à medida que se processa a evolução cultural dos povos.  Assim, a sua orientação no tempo e no espaço está em sintonia com os sistemas políticos, sociais, econômicos e científicos vigentes nas sociedades humanas.

4) Dentro os povos do oriente a educação física também mostrou sua participação e evolução na historia. Escreva o nome de quatro desses povos.
 China, Japão,  Egito, Irã e mesopotâmicos

5) Na antiguidade quais os diversos jogos praticados pelos gregos cretences.
corrida a pé, saltos, touradas; danças, exercícios ginásticos; Pugilismo, Boxe, lutas e gladiadores; jogos de xadrez e caça

6)  Comente sobre as corridas a pé, combete de gladiadores e o pugilismo.
Corridas a pé: As quais formavam a base dos exercícios de destreza e agilidade, com o objetivo de aplicá-lo as corridas de touros.
Combate de gladiadores: Este combate, levado a efeito no próprio local do sacrifício ao culto a Minotauro, em que se sacrificavam vítimas humanas (escravos ou prisioneiros), no qual o vencedor obtinha a liberdade e o vencido era sacrificado, costume esse encontrado na Grécia primitiva como herança da civilização cretense e mais tarde, em
Roma
como herança da Grécia, quando a conquistaram.
Pugilismo
: Constituído de uma espécie de
Boxe
, parecido com o box dos dias atuais, no qual era permitido golpearem-se tanto com os pés como com os punhos, tal como no Pancrácio dos gregos, ou o “catch_as_catch_can” dos americanos do norte. Muitos lutadores encontravam, a mais das vezes, a morte no decorrer do combate. Os atletas, já nessa longinquá época, eram divididos em categorias, assim compreendidas: peso leve, que lutavam de mãos livres, podendo golpearem-se com os pés; peso médio, que usavam capacetes, com penachos e luvas; peso pesado, que eram protegidos com um capacete, máscara e luvas de couro acolchoadas, compridas e trançadas. Lutavam até que um deles caísse exausto e o vencedor o pisasse triunfante.

7) De que forma o homem primitivo deslocava-se de um lugar para o outro a procura de alimentos.
Deslocava-se  marchando, trepando, nadando, saltando e lançando as suas diferentes armas de arremesso.

8) Quais necessidades obrigou o homem a locomover-se, de uma região para outra, numa mesma época do ano, ou em épocas diferentes.
Aas necessidades econômicasw

9)  Comente sobre os aspectos individual e coletivo da educação física na antiguidade
Caráter individual: Praticavam os esportes que desenvolviam as qualidades inatas do guerreiro, tais como coragem, ousadia, resistência e confiança em si mesmo.
Caráter coletivo: Este compreendia as caçadas e corridas de carros, com o espírito de competição e recreativo. Na caça empregavam animais selvagens, águias, cães de raças, costume que passou aos povos de origem asiáticas (árabes e egípcios).

10)  Dentro os povos do oriente a educação física também mostrou sua participação e evolução na historia. Escreva sobre a história desses povos do oriente.
     Educação física na China: O povo chinês mantém as características da civilização mais primitiva na Terra.Ninguém sabe da onde vieram e qual a sua raça.
          
Educação física no Japão
: A palavra Japão é uma corrupção do vocábulo malaio Japang ou  Japum que designa as ilhas; é uma tradução do termo Nippon que por sua vez é uma corruptela do nome chinês Jith-Pon ("lugar donde vem o sol").
              Educação física no Egito: Os egípcios, segundo se pode afirmar, 5000 a C., aparecem na história como uma civilização adiantada.

           
Educação física no Irã
: Denominava-se povos iranianos os elamitas (primitivos), os Medas e os Persas, que habitavam o vasto Planalto do Irã, continuação do Pamir, região que se estende do Mar Cáspio ao golfo pérsico e do Rio Tigre ao Indus; o primeiro de raça turanina, descendente dos Sumérios, os dois últimos de raça ariana.
                          Denominava-se povos mesopotâmicos os Sumerianos, os acadianos, amorreos (o Oeste) e elamitas, que habitavam a região compreendida entre os rios Tigres e Eufrates, chamada
Mesopotâmia
(entre rios), que, vindos das montanhas da Armênia.

18 comentários:

  1. Quero a resposta dessa pergunta. A educação física brasileira, no decorrer da história teve que se adaptar as questões políticas ?

    ResponderExcluir
  2. MANOOO... Meu professor passou essas questões e eu achei todas as respostas aquii

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu também é era trabalho de recuperação caramba!

      Excluir
  3. Maravilhoso, continue com este trabalho!

    ResponderExcluir
  4. muito bom amei jenteeeee😍😍😍

    ResponderExcluir
  5. Valeu quebrou um galho enorme eu nem sabia o q responder

    ResponderExcluir